Dicas de SEO para Blogs de Afiliados: Melhore seu Ranking no Google!

Dicas de SEO para Blogs de Afiliados: Melhore seu Ranking no Google!

Independente do seu nicho, seja você um afiliado ou produtor de conteúdo, se você tem um site ou blog, entender Como Aumentar o Posicionamento do Site no Google organicamente é um conhecimento necessário e que precisa ser colocado em prática diariamente.

Pensando nisso, crie este artigo com 11 dicas de SEO para blogs, algumas destas táticas são ignoradas pela maioria dos donos de sites, e que se você aplicar corretamente, vai alavancar muito seu blog nos buscadores, principalmente no Google.

Técnicas e Tendências de SEO para 2021

Em tempos de crise, estas técnicas de otimização de sites são “tendências naturais” cada vez mais utilizadas e necessárias para qualquer negócio, pelo simples fato de que geram tráfego qualificado e barato sem a necessidade de anúncios.

Como Funciona?

Em poucas palavras, SEO é uma técnica para deixar o seu site mais atraente para os motores de busca, principalmente o Google, para ajudar você a divulgar seu blog e ganhar dinheiro utilizando o “poder” da internet e do tráfego orgânico.

Dicas de SEO Para Blogs de Afiliados

2020 está sendo muito complicado para quem usa o Google como fonte de tráfego, em meio a uma crise mundial, a plataforma “resolve” fazer diversas atualizações no seu algoritmo e está literalmente matando milhares de sites que dependem da busca orgânica.

Mas, o que fazer então?

Tem algumas coisas que não mudaram e acredito que não vão mudar…

Existem muitos fatores que determinam se o seu blog/site vai aparecer na primeira (ou segunda, ou terceira, ou na página 157) da página de resultados de pesquisa do Google (SERP) ou não…

Muitos desses fatores estão completamente fora de nosso controle.

No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ser rankeado em um local favorável e conseguir ganhar dinheiro com seu blog ou site.

Eu faço isto em todos os meus sites desde 2009, e quero lhe explicar o que tenho aprendido nestes estudos do funcionamento do Google.

Se você precisa melhorar a nota de relevância do seu site junto ao Google, aumentar a exposição e o ranking dele, gerando tráfego orgânico e qualificado para seu conteúdo, este artigo tem sua resposta definitiva. Confira as dicas…

SEO: Como Melhorar o Ranking do Meu Site no Google?

Entender “como aparecer no Google” vai levar seu negócio para o topo, onde o ar é mais limpo!

Assista Uma Aula Completa de SEO para Blogs:

Nesta aula abaixo, que faz parte do meu Curso de SEO completo, explico um pouco da teoria de rankeamento para blogs e sites de afiliados e como você pode melhorar o posicionamento do seu blog na prática, confira…

→ Clique Aqui Para Conhecer o Curso de SEO Completo

Como Aumentar o Posicionamento do Site no Google?

Se você quer que seu site apareça no Google, quer melhorar o posicionamento e aparecer nas primeiras páginas do maior buscador da internet, tem que aprender técnicas de SEO (otimização para mecanismos de buscas). isto é fato!

Aumentar o posicionamento do site no Google tem diversas vantagens para qualquer empreendedor que queira trabalhar online, seja com sites de vendas de produtos e cursos, sites institucionais de empresas, blogs, páginas de vendas, lojas virtuais, e-commerce ou sites de serviços.

Se você atua neste mercado digital há algum tempo, já sabe da importância de ter seu site aparecendo nas pesquisas do Google, se está começando agora, precisa entender rapidamente as técnicas para ocupar as primeiras posições das buscas e já colocar seu projeto “no radar” do buscador.

Como Aparecer no Google e Melhorar o Posicionamento

A primeira coisa que você precisa entender é que “aparecer no Google” é relativamente fácil e rápido.

Não é sobre “aparecer” é sobre se manter nas primeiras posições do buscador, isto sim vai fazer seu site ou blog gerar resultados, sejam eles financeiros, para criar autoridade ou notoriedade, captar leads para seu negócio ou simplesmente vender.

Tráfego orgânico para sites e blogs é como o sangue em nossas veias, sem tráfego não existem vendas, simples assim.

É Fácil e Rápido Posicionar no Google?

Como falei antes neste artigo, se alguém lhe falar que é fácil e rápido posicionar seu site na primeira página do Google, CORRA PRA LONGE!

Não é apenas questão de aparecer no Google, isto é fácil, a questão é chegar na primeira página e se manter nas primeiras posições.

Posicionamento de sites ou blogs, exige técnica e cuidado, além disso, não é grátis, necessita de investimentos.

Então se você quer entender como aparecer no google e aumentar as visitas no seu site, melhorando o posicionamento sem pagar anúncios, siga as dicas abaixo e aproveite para conhecer o método que eu criei para posicionar seu site nas primeiras páginas do Google em questão de semanas.

Como Faço para Aumentar o Posicionamento do Site?

Sem mais delongas, entenda agora como melhorar o posicionamento do seu site no Google com as dicas abaixo:

1# Entenda as Palavras Chave (de verdade)

Se você está à procura de alguma coisa, as palavras chave são os principais termos que você usa em sua pesquisa (ex. como ganhar dinheiro).

Se você é blogueiro (a), as palavras chave são a associação de palavras com a sua página (cada blog é composto de muitas páginas, claro…)

Além disso, você precisa entender a “intenção de busca” do usuário, seu conteúdo precisa ser diretamente relacionado com a procura, a relevância é um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento.

Você precisa entender exatamente o que seu público quer, procure palavras-chave diretamente ligadas ao seu negócio, mas em primeiro lugar, procure responder as perguntas dos usuários do seu site.

Não use palavras-chave como por exemplo: “como aparecer no Google” se seu público não quer saber ou já sabe como fazer isto.

Você pode responder perguntas, como neste artigo, a pergunta é “Como melhorar o posicionamento do site no Google?” isto é mais específico e vai gerar mais tráfego para seu conteúdo.

Utilize também keywords relacionadas com o assunto, sinônimos e LSI keywords.

2# Use As Palavras Chave – Com Moderação…

Pense em como alguém iria procurar as informações em seu site e use essas palavras chave em seu nome de domínio, suas mensagens, suas páginas, seus permalinks etc.

Isso vai aumentar suas chances de ser associado com essas palavras chave pelas redes do Google, e (espero) ficar mais perto do topo dos resultados de busca.

Por exemplo, se alguém quer aparecer no Google, a pessoa interessada no assunto pode digitar na procura “como aparecer no Google”.

Então, você pode usar várias vezes essa frase exata em alguns dos seus posts, páginas e permalinks (urls permanentes), entendeu?

Só tome cuidado para não exagerar, o que nos leva para a próxima dica…

3# Não Use Muitas Palavras Chave

Algumas pessoas usam palavras chave de forma não natural e muito bizarra, na esperança de melhorar o seu SEO.

Bom, os motores de busca podem perceber essa tática e, muitas vezes, marcar um site como spam quando vêem “superlotação de palavras chave”.

Se você sabe escrever normalmente como os seres humanos, você não vai ter nenhum problema com isso e a divulgação do blog vai ser mais eficaz.

4# Use Palavras Chave de Cauda Longa – Dica Matadora!!!!

Essa é infalível, sério!

Para quem quer melhorar ainda mais o SEO, as palavras chave da cauda longa tem mais de 3 palavras junto. (na verdade, elas são mais como uma frase do que uma palavra chave).

As palavras chave da cauda longa, muitas vezes geram melhores resultados de pesquisa para os blogs e, portanto, são mais úteis para os blogueiros usarem como uma maneira conseguir posicionar seus conteúdos com mais facilidade.

Por exemplo, recentemente precisei trocar meu notebook, quando eu procurei, eu não usei o termo “notebook”, em vez disso, eu usei “qual é o melhor notebook I5 com SSD”

Adivinha, a pesquisa apresentou resultados muito mais relevantes como reviews e análises.

Portanto, a dica é tentar usar as palavras chave que são mais longas, use frases.

5# A Dica Matadora que Quase Ninguém Presta Atenção: Nunca Mude os Permalinks!

Se você quer saber como manter seu site posicionado, você não deve ter links quebrados no seu blog, beleza?

Depois que você publicou um post, nunca mude os permalinks, seja em Settings > Permalinks ou em posts individuais ou páginas. Fazer isso pode causar links quebrados, prejudicando o seu SEO.

Se realmente precisar alterar a URL de algum artigo, sempre use o redirecionamento 301, isto é importantíssimo, mesmo que seu conteúdo “perca força” o Google em algum momento vai entender que se trata de conteúdo atualizado.

6# Use o Plugin WordPress Rank Math

Durante muitos anos eu usei o plugin Yoast SEO, é um excelente guia para escrever artigos otimizados, mas as melhores opções são pagas.

Minha opção atual: O plugin Rank Math te dá uma série de funcionalidades de SEO sem você ter que pensar muito sobre isso. É um plugin muito útil e é 100% grátis.

Tem diversas funcionalidades extras que necessitariam de plugins adicionais, como redirecionamentos, SEO para imagens, AMP, monitoramento 404 e dados estruturados.

Lembre-se: Plugin não faz SEO, ele ajuda com algumas configurações e cálculos, mas quem faz o trabalho é você!

7# Conteúdo

Ligado ao tópico sobre keywords, seu conteúdo precisa responder as dúvidas do seu público, sem enrolações, direto ao ponto, e principalmente sem “encher linguiça”.

Lembre-se, o algorítimo do Google está cada vez mais inteligente, ele vai valorizar conteúdos ricos, densos e grandes, mas sabe muito bem identificar conteúdo mal feito, mesmo que tenha 5.000 palavras.

Além disso, organize seu conteúdo com introdução, headlines (títulos e subtítulos) (H1, H2, H3, etc), parágrafos curtos e de fácil entendimento, escaneabilidade, utilize bullets points e as TOCs (tabelas de conteúdo).

8# URLs amigáveis

Apesar de parece óbvio, alguns empreendedores não utilizam as urls amigáveis.

Como fazer: utilize urls curtas e com sua palavra-chave, por exemplo: “seusite.com/como-posicionar-site-google”

isto faz com que o mecanismo de busca entenda do que se trata seu conteúdo e também ajuda no CTR (porcentagem de clicks) nas pesquisas.

9# Mapa do site (sitemap)

Para que o Google encontre seus artigos e páginas, é imperativo criar um sitemap, o mapa do seu site vai mostrar ao buscador todas as suas urls, as existentes e as novas, permitindo assim que sejam indexadas e já apareçam na pesquisa.

10# Link Buinding

Link Buinding, são técnicas para criar ligações de outras páginas para seu conteúdo, assim gerando relevância e autoridade para seu site ou artigo de blog.

Isto deve ser feito internamente, conhecido como SEO On-page, onde você vai criar links internos para seu conteúdo principal, mostrando para o Google que este artigo ou página é importante.

Também deve-se criar links externos, SEO Off-page, onde seu trabalho é conseguir ou criar ligações valiosas (links dofollow) de outros sites para seu conteúdo.

Link Buinding ainda é um dos maiores fatores de ranqueamento para sites e blogs no Google.

Lembrando que o Google avalia um link de acordo com os fatores determinados pela própria empresa, entre eles o contexto em que o link aparece no conteúdo.

Então que fique claro, faça ou construa links contextualizados, utilizando a palavra-chave do seu conteúdo como o “texto do link”.

11# Outras Dicas Importantes de SEO

  • Aumente ou melhore a velocidade do seu site, faça isto em todas as páginas ou artigos.
  • Crie conteúdo de valor e denso, quanto maior, melhor, mas sem ser repetitivo.
  • Utilize imagens e vídeos, melhora a usabilidade e o SEO do conteúdo.
  • Diversifique os links, sejam eles dofollow ou nofollow, externos e internos, faça links de texto, imagens, widgets e menus.
  • Utilize as redes sociais e o Youtube para distribuir seu conteúdo e gerar “sinais sociais” para seu site.
  • Facilite a leitura e a navegação do seu site para o usuário e para o Google Bot.

O Método Completo SEO Experts

Depois de mais de 8 anos criando e otimizando sites, eu criei um método simples e prático para posicionar sites ou blogs nas primeiras páginas do Google.

Tenho utilizado este método em todos os meus blogs, com várias páginas bem posicionadas na SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa), e que geram vendas todos os dias apenas com tráfego orgânico.

Eu chamei este método de SEO Experts (olha o contexto do link ai), nele vou te mostrar, sem segredos, tudo o que tenho feito e o que tem funcionado pra mim neste tempo.

É um passo-a-passo simples, sem muita teoria, clique a clique, mostrando na minha tela como fazer SEO em blogs ou sites utilizando o WordPress como plataforma de criação e otimização.

→ Clique neste link aqui para aprender como aumentar o posicionamento do seu site no Google começando agora mesmo…

Gostou do artigo? Ajudou de alguma maneira? Então compartilhei com seus colegas e ensine para eles como fazer para aumentar as visitas em seus sites e melhorar o posicionamento no maior site de buscas da internet! isto vai ajudar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *