Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é descrito na capa do livro de Rafael Rez, grande autoridade no assunto, como “a moeda do século 21”. O que ele afirma está completamente dentro da realidade atual no cenário do marketing digital praticado hoje.

Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Conteúdo: Conceito e Exemplos

Podemos afirmar que é impossível ganhar dinheiro na internet hoje em dia sem publicar conteúdo. Independente do formato escolhido, seja escrito, visual, audiovisual ou apenas em áudio, conteúdo é rei no universo do marketing.

A questão que deve estar “martelando” dentro de sua mente agora é: “Como ganhar dinheiro com marketing de conteúdo?”

Esse artigo vai responder a essa pergunta considerando o conceito de marketing de conteúdo e dando alguns exemplos de como isso está sendo praticado por empreendedores online de diversos nichos.

O que é Marketing de Conteúdo?

Segundo Joel Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute : Marketing de Conteúdo ou Content Marketing…

“Content marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido — com o objetivo de gerar ações rentáveis de clientes.” Joe Pulizzi

O Conceito de Marketing de Conteúdo

O marketing digital possui diversos ramos. Alguns deles incluem:

  • Marketing Estratégico, incluindo o uso de sites, e-mail marketing, loja online, etc.
  • Marketing de Posicionamento, voltado à otimização de sites para serem encontrados pelos buscadores.
  • Marketing Mobile, incluindo técnicas de aprimoramento de sites para visualização em dispositivos móveis (responsividade).
  • Marketing Social, incluindo o uso das mídias sociais.
  • Marketing Pessoal, incluindo elementos de divulgação de canais pessoais.
  • Marketing Audiovisual, incluindo técnicas para entrega de conteúdo em plataformas que usam mídias em áudio e vídeo, como SoundCloud e Youtube.

O marketing de conteúdo é outro ramo além dos citados acima. E os tipos de marketing mencionados não são os únicos.

Há constante evolução nesse universo profissional. Estudar e aplicar novos métodos é uma forma empolgante de alcançar resultados mais promissores.

Mas como nosso foco nesse artigo é o marketing de conteúdo, vamos dar alguns exemplos de como praticá-lo como profissão. Ao ver quantas opções existem, você vai se impressionar em quantas oportunidades estão diante dos seus olhos para que você possa formar um público fiel aos projetos que desenvolver.

Veja neste artigo o método que eu uso para gerar conteúdo e monetizar todos os meus projetos distribuindo informação e principalmente ajudando as pessoas com estas informações.

Exemplos de Aplicação do Marketing de Conteúdo

A maneira como você pode preparar a entrega de conteúdo depende em grande parte do tipo de público que seu negócio online atrai. Porém, os formatos mais conhecidos de aplicação de marketing de conteúdo produzido hoje em dia incluem os seguintes exemplos:

  1. Blog posts: artigos publicados em sites e blogs que utilizam, em sua maioria, o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais famoso do mundo: o WordPress.
  2. E-books: livros digitais preparados para públicos específicos.
  3. Revistas digitais: elas são preparadas com novidades, anunciando evoluções em alguma área de conhecimento ou profissão.
  4. Infográficos: um dos meios mais atraentes para consumir conteúdos escritos. Misturando texto com imagens, o infográfico dá mais ‘sabor’ à abordagens dos mais diversos tipos de assuntos.
  5. Posts em Redes Sociais: poucas palavras e muito conteúdo ajudam os bilhões de usuários de diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, e Twitter.
  6. Vídeos: de longe o formato mais procurado e, portanto, mais atrativo de conteúdo. Em geral, quase todas as redes sociais integram um meio de usar vídeos em suas timelines, por causa da amplitude de gostos diferentes que esse formato de conteúdo atrai.
  7. Podcasts: alguns usuários da internet preferem ouvir tutoriais, programas semanais ou aulas em áudio MP3 por causa da facilidade de uso desse tipo de conteúdo.
  8. Newsletters: as famosas notificações de sites que são enviadas por e-mail marketing notificam seus assinantes sobre as últimas novidades de um determinado assunto.
  9. Webinars: transmissões ao vivo executadas por empreendedores digitais, que ensinam, educam ou orientam seu público. Webinars costumam ser divulgados com antecedência, buscando atender da melhor forma possível o horário que mais se encaixe na rotina do público.
  10. Aplicativos: uma das formas mais ascendentes de relacionamento com o público. Um app pode avisar sobre cupons de desconto, novos produtos e serviços, notificações sobre novos blog posts e posts de redes sociais, etc.

Os 10 exemplos dados acima mostram que existem diversos formatos de entrega de conteúdo. Você nunca precisará ficar preso a 1 ou 2 formatos quando planejar sua estratégia. Mas poderá pensar nas necessidades do seu público e atendê-las da forma mais impactante possível.

content marketing a moeda do seculo 21

Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Conteúdo?

Que tal ganhar dinheiro com marketing de conteúdo escolhendo o melhor formato para o seu negócio online? Como começar a fazer isso?

Estude o produto ou serviço que vai oferecer. Pense em como seu negócio online pode ser uma fonte de solução de problemas e dores específicas do seu público.

Avalie quanto tempo e recursos precisará investir para produzir a entrega desse conteúdo. E coloque a mão na massa.

Testar Sempre!

Se fizer testes A/B em todas as suas comunicações, você conseguirá perceber o que dá e o que não dá certo. Com tempo, experiência e os resultados desses testes, você encontrará a melhor maneira de ganhar dinheiro com marketing de conteúdo!

Leia também: Como Ganhar Dinheiro na Internet de Verdade Montando um Negócio 100% Online

Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Conteúdo
5 (100%) 2 votos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *