Redes Sociais Vão Acabar Com Seu Negócio Online? Cuidado!

Redes Sociais Vão Acabar com Seu Negócio Online!? Se você trabalha na internet e principalmente ganha dinheiro como afiliado de produtos digitais, leia este post, vou te dar um alerta sobre o perigo de trabalhar somente com as redes sociais, especialmente o Facebook.

As redes sociais são sem dúvida a forma mais rápida de divulgar um conteúdo na internet hoje, e já há algum tempo a maior delas, o Facebook, está praticamente dominando o mundo da comunicação entre pessoas.

Agora as empresa também estão com forte presença nesta e em outras redes sociais, mas tome cuidado com elas! Saiba porque…

Seu Negócio Nas Redes Sociais

Porque você criou este artigo com o título “Redes Sociais Vão Acabar Com Seu Negócio Online”?

Este post tem quase 2000 palavras, espero realmente que ajude você a “abrir a cabeça” para o perigo das redes sociais em seus negócios.

Eu quero te alertar sobre o perigo de trabalhar apenas com redes sociais em seu negócio online, isto não que dizer que você tem que deixar de usá-las, muito pelo contrário, se você usar as redes sociais, principalmente o Facebook, da maneira correta vai alavancar muito seu empreendimento digital.

Confesso que fiquei um tanto confuso nos últimos dias depois que assisti uma palestra do João Pedro Resende, para quem não conhece, ele é o fundador do Hotmart.

Esta palestra foi ministrada em um evento ao vivo, e entre outros assuntos, o JP acredita que o email como forma de comunicação poderá acabar em alguns anos.

O que me causou a confusão e me levou a escrever este post foi um artigo que acabei de ler no Viver de Blog do Henrique Carvalho.

O Henrique “Declara Guerra às Redes Sociais” e explica sua opinião sobre como as redes sociais podem implodir qualquer negócio online, mas também coloca em perspectiva e na sua visão, que o email não vai acabar.

Redes Sociais Vantagens e Desvantagens

Vou explorar este assunto para você entender, temos agora opiniões distintas de 2 dos maiores players do nosso mercado, leia o artigo até o final e tire suas conclusões. A minha opinião vou te falar daqui a pouco.

Claro que o assunto central deste artigo são as redes sociais, mas entenda que o e-mail tem uma grande importância para os negócios online e que se somados aos contatos criados nas mídias sociais vão blindar seus projetos e manter suas vendas por muito tempo.

A visão do João Pedro Resende e o “Insight” que tive depois de assistir a palestra:

O JP Resende, mostra sua visão de futuro nesta palestra de quase 1 hora, aliás ele é realmente um visionário nato, quando ninguém pensava nisto (compra e venda de produtos digitais) aqui no Brasil ele fundou a Hotmart.

Até então os programas de afiliados eram um terreno desconhecido em nosso país, eu mesmo só conhecia e usava o Google Adsense, lá fora já existia o ClickBank, a Amazon, etc, aqui era apenas uma ideia, e o JP praticamente criou este mercado.

Como também foram criadas novas profissões como “Empreendedor Digital”, “Gerente de Afiliados” “Internet Marketer” e o resto da história você já sabe.

Bem, foram muitas “viagens” do JP como Impressoras 3D de Comida, O Fim do Uso de Carros como Meio de Transporte e o “Startac” (Celular) que o Dr. Spock usava na série Jornada nas Estrelas, que eu assistia muito, devo estar ficando velho, você se lembra do Dr. Spock? 😉

O que o Dr. Spock tem haver com as Redes Sociais acabarem?

O JP Viajou?

O que mais me intrigou foi que em determinado trecho da palestra o JP diz que acredita que um dia o e-mail vai acabar.

Ao final da palestra eu comecei a racionalizar esta ideia, e como qualquer “louco” empreendedor digital (é assim que somos chamados) tive uma visão do futuro:

No futuro, o e-mail vai realmente acabar, algo parecido com o WhatsApp misturado com o Facebook vai surgir, nos teremos apenas um único contato na Internet.

Vamos chamar este meio de comunicação de “WhatsBook” ou “FaceApp” ou “ZAPZAP”, que estará em todos os smartphones (que vão acabar também) talvez um implante subcutâneo será nosso novo celular, este será nosso endereço universal na Internet.

Quando você encontrar uma garota em uma balada você apenas vai aproximar seu pulso com o dela e os “WhatsBooks” vão se sincronizar, e você que é empreendedor digital não vai ter mais lista de e-mails, será este endereço universal, onde tudo o que você vai enviar para suas leads chegará em tempo real.

Um exemplo deste futuro em nosso ramo, uma pessoa vai procurar em seu Google Glass, opa, isto já existe. 😉

Esta pessoa vai procurar um termo no New Google “como adestrar um alien”, ele vai cair na sua Squeeze Page 3000, e lá ele vai simplesmente dar um comando de voz submetendo seu endereço eletrônico universal, pagando virtualmente, e já vai receber todo o curso em vídeo na hora, da mesma maneira que enviamos vídeos pelo WhatsApp.

Redes Sociais Vão Acabar com Seu Negócio Online

Porque as Redes Sociais Podem Destruir Seu Negócio?

O post do Henrique Carvalho sobre as redes sociais colocou tudo sob perspectiva, e por isso vou te fazer algumas perguntas:

Você acha que o Facebook sabe quem você é ou se preocupa com sua vida ou com o seu negócio?

Você acha que o Mark Zuckerberg vai dar a mínima quando seu negócio explodir no momento que houver alguma mudança nas regras do Facebook?

Se suas contas de anúncios forem bloqueadas, ou seu perfil for apagado por violação das regras do FB, para quem você vai reclamar?

O Facebook está c…gando pra você, simples assim! 😉

Sobreviver de Blog?

Primeiramente, como sempre, o HC deu show neste artigo, é praticamente um e-book ou um manual de sobrevivência de um blog nesta selva da Internet.

Ele explica que as páginas das redes sociais não são nossas, ah você não sabia disto? Sim estamos em “Terreno Alugado” e o dono do imóvel pode a qualquer momento mudar as regras do jogo ou expulsar você sem nem explicar os motivos.

Eu concordo que você que trabalha com a Internet deve usar as redes sociais, inclusive se quiser pode conhecer e curtir a Fanpage do Novo Empreendedor no Facebook Aqui.

O HC explica em detalhes claramente que não podemos de forma alguma fundar nossos negócios na Internet em cima de redes sociais, não temos o menor controle sobre uma fanpage ou perfil em qualquer rede social.

Você deve diversificar sua presença com seus empreendimentos digitais da mesma forma que investe seu dinheiro, dividindo e minimizando os riscos.

O Henrique defende fortemente, e eu concordo, que um blog é a melhor forma de se ter um negócio digital sólido, as redes sociais são apenas um complemento ao seu negócio.

Elas são apenas mais uma forma de divulgar e gerar tráfego para seu blog, e não ao contrário, inclua nestes “Sidekicks” do seu negócio o Facebook, Twitter, Google Plus e o Youtube, mas sempre crie sua base sólida no seu blog, e de preferência um blog com domínio próprio.

Faça Backup do Seu Blog!

Esta dica é minha, como minha formação é em Informática, sou meio neurótico com backups, então insisto fortemente que você faça backup do seu blog sempre, imaginou quando você tiver mais de 1.000 artigos e de repente perder tudo?

Este Terreno do seu Blog também é alugado, mas você consegue ter uma “Máquina do Tempo” se algo der errado, se você não souber fazer, aconselho que peça para um programador criar uma rotina de backup para seu blog.

Voltando ao ponto, o HC acredita que o e-mail não vai acabar, afinal ele, o e-mail, foi criado antes mesmo da Internet e existe até hoje, algumas pessoas acreditam que a Internet veio depois.

A Questão das Redes Sociais e os Blogs

Quem baseia seu empreendimento digital em um blog deve ter consciência que precisa fazer um trabalho impecável, e os resultados nem sempre são imediatos.

As redes sociais são hoje o segundo melhor caminho para se obter tráfego rápido para um blog, ficando apenas atrás do tráfego comprado, os anúncios.

Então você precisa realmente ter no mínimo uma Página no Facebook, um Perfil no Twitter e um Canal no Youtube, e sempre direcionar seus seguidores para seu blog, seja uma página de captura, um e-book gratuito, um artigo ou até mesmo uma página de venda de algum produto.

Nunca Deixe Seus Ovos Em Uma Mesma Cesta!

Isto já é uma máxima em qualquer aspecto da  vida, seja financeiro ou negócios.

Hoje em dia o Hotmart é praticamente o centro dos negócios de infoprodutos no Brasil, veja eu acredito muito e tenho certeza que este mercado vai crescer ainda mais, e surgirão outros portais de comércio de produtos digitais.

Mas, seguindo o consenso, não baseie seus negócios apenas no Hotmart, e se der alguma dor de barriga no JP ou no Buscapé?

E se houver alguma mudança em relação a impostos? E se o governo resolver taxar os infoprodutos igual faz com os carros?

Você empreendedor digital que já está no mercado ou está iniciando, comece a olhar para os lados, abra o leque.

Comece a estudar promover produtos físicos, afilie-se a portais de propaganda, afilie-se aos Provedores de Hospedagem, Autoresponders, Clickbank, Amazon, Eduzz, Monetizze, etc.

Proteja seu maior ativo, e trabalhe sempre no crescimento da sua carteira de clientes (sua lista).

O Poder Das Redes Sociais

Eu fiz um post há algum tempo no blog sobre O Poder das Redes Sociais, fica bem claro que seja qual for a nova rede social que vai surgir, quem quer ser visto tem que estar nela, as tradicionais podem cair no esquecimento da mesma maneira que surgiram, lembra do ICQ, do MSN e do Orkut?

Redes Sociais Vão Acabar com Seu Negócio Online

As Redes Sociais Estão Morrendo Lentamente?

Acho que não, individualmente talvez, mas o ser humano tem uma necessidade de socialização e de conversar, então as redes sociais não devem morrer, elas vão mudar, algumas vão morrer, outras vão surgir mas o conceito e a forma de comunicação sempre vai existir.

O Problema Está no Foco!

Quanto mais redes sociais surgem, e as informações chegam para nós em tempo real, como um bombardeio, a nossa capacidade de focar vai diminuindo proporcionalmente.

Assisti estes dias em uma reportagem que apenas uma edição de um grande portal de notícias dos Estados Unidos tem 100 vezes mais informação que um cidadão dos anos 40 receberia a vida toda.

É uma neurose, um explosão de informação, e nós do marketing digital precisamos enxergar isto o quanto antes, aliás quero te dar meus parabéns por estar lendo este artigo até aqui, porque a maioria das pessoa hoje não fica mais que 8 segundos vendo uma informação.

A maioria quer apenas ver fotos e vídeos rápidos, e pior, sem conteúdo educacional ou informativo, basta ver os vídeos e memes mais acessados hoje.

Redes Sociais Vão Acabar?

Lembra das redes sociais que acabaram Orkut, Msn, MySpace, ICQ?

Se você entender que qualquer rede social pode acabar um dia, seu negócio online não corre riscos.

Não crie seu novo negócio digital baseado nas redes sociais, lá você não é dono do “terreno” apenas usa o espaço deles, e a qualquer momento os verdadeiros donos podem mudar as regras do jogo e acabar com o seu negócio.

Use sim as redes sociais a seu favor, mas apenas para criar autoridade e enviar tráfego para seu blog ou site.

A quantidade de likes, fans e seguidores das redes sociais é irrelevante, serve apenas para massagear o ego, segundo o Henrique Carvalho isto são apenas “MÉTRICAS DA VAIDADE”

Leia aqui o artigo do Viver de Blog sobre a Guerra às Redes Sociais.

Veja também a Palesta do João Pedro Resende no Segredos da Audiência 2015.

Gostou? Compartilhe! Isto pode ajudar alguém.

⇒Compartilhe no Facebook.

⇒Compartilhe no Twitter.

⇒Compartilhe no Google Plus.

O Outro Lado da Moeda…

Como falei, existem maneiras corretas de trabalhar com as mídias sociais, hoje os empreendedores digitais que mais fazem sucesso usam muito o Facebook para ganhar dinheiro e se você entender todo o processo vai sim gerar muito lucro para seu negócio digital.

Leia este artigo: Como Ganhar Dinheiro com o Facebook – CURTE AI!

Redes Sociais Vão Acabar Com Seu Negócio Online? Cuidado!
4.7 (93.33%) 3 votos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *