Como Fazer Link Building Usando Uma Técnica de SEO Simples e Eficiente

Quer saber Como Fazer Link Building? Hoje vou te mostrar uma técnica para fazer link building simples e eficiente criando links válidos (dofollow e nofollow) para seu blog, mas antes, quero lhe explicar o que é link building e porque você deve fazer um “SEO Limpo” em suas campanhas de criação de backlinks. Confira…

Primeiramente quero dizer que o objetivo deste artigo sobre esta técnica de link building é orientar iniciantes em SEO e pessoas que querem melhorar o posicionamento dos seus sites nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Portanto se você já é um “Guru do SEO” isto pode parecer muito básico, mas ainda tem muitos profissionais e empreendedores iniciantes que precisam destas dicas de SEO.

Ah, e sim, eu considero os links nofollow como válidos porque tendem a ajudar na naturalidade das campanhas de link building e podem evitar penalizações.

O Que é Link Building?

Em uma definição simples: Link Building é o nome dado ao conjunto de técnicas de SEO que visa conseguir links de outros sites ou blogs, aumentando a popularidade e a chamada autoridade do site que recebe o link, assim este site é melhor posicionado pelos sistemas de busca.

SPAM!

Eu não gosto de fazer link building em blogs de outros empreendedores digitais concorrentes, principalmente se eles são sites de afiliados dos mesmos infoprodutos que eu promovo. Além de ser antético é uma estratégia pouco eficiente se feita da maneira errada.

Veja bem, estas técnicas de link building funcionam, isto eu tenho certeza, mas precisam ser executadas com cautela, principalmente se você pretende criar backlinks em seu site principal (Money Site).

Eu não gosto de fazer SPAM e nem de ser “Spameado” – aqui no blog Novo Empreendedor por exemplo eu uso o plugin Akismet que você deve conhecer, e não permito nenhum comentário com links de afiliados.

Técnica Matadora Para Fazer Link Building e um SEO Limpo

Link Building é Black Hat?

Quero deixar claro que qualquer estratégia que realmente funcione em SEO eu considero válida independente da nomenclatura, mas no meu entendimento, este tipo “não natural” de criação de backlinks pode ser considerado Black Hat.

Logo, White Hat e Black Hat é a mesma coisa, só que as técnicas de link building do chapéu preto são automatizadas. Esta é minha visão sobre a criação de links, se é feita de forma artificial, precisa ser feita com muito cuidado.

O próprio Matt Cutts do Google diz isso: “O objetivo não é apenas fazer seu link parecer natural, o objetivo é que seu link seja natural”

E o Pedro Dias, que já trabalhou no Google, diz isso: “O objetivo do Google é fornecer aos utilizadores a melhor experiência apresentando resultados relevantes e justos”

Claro que alguns consideram que fazer link building de forma geral é uma técnica de SEO White Hat, e eles estão certos!

Neste caso eu te pergunto: Você vai ficar esperando alguém gostar do seu conteúdo e criar um link natural para seu site? Será que em 10 anos seu site ficaria rankeado nas primeiras páginas das pesquisas do Google? Talvez…

Vamos considerar o seguinte então: Qualquer tipo de manipulação artificial feita para que o Google posicione um conteúdo poderia ser considerada “fora das regras”.

Ora, se você repete uma palavra chave várias vezes em um artigo, isto é natural?

Dito isto, vou lhe dar uma dica de como fazer link building que poderá mudar sua visão sobre SEO, ajudar você a pensar “fora da caixa” e melhorar o posicionamento do seu site.

 

Como Fazer Link Building Técnicas SEO

Como Fazer Link Building?

Hoje vou te mostrar uma das muitas técnicas para fazer link building e melhorar o posicionamento do seu site no Google.

A técnica é bem simples, você vai achar blogs, sites ou fóruns que estão abertos a comentários e deixar um link para seu site.

Mas procure fazer um comentário com conteúdo bom e relevante no site em questão, assim você poderá conseguir backlinks com maior facilidade.

Você precisa saber também que os blogs criados em WordPress tem por padrão ativado o atributo “nofollow” em links de comentários, ou seja, não serão seguidos pelos mecanismos de busca, mas são importantes no processo de criação de links naturais.

Mesmo que sejam links nofollow, ou seja, não vão passar autoridade ao seu site, pode ter certeza que o sr. Google vai considerar positivo.

como criar backlinks

Use os Footprints do Google

O próprio Google permite que você “manipule” sua procura com um conteúdo específico, e também ache lugares onde é possível deixar links.

Por exemplo, quando queremos saber se um site está indexado pelo Google, digitamos assim na procura: site:http://www.seusite.com.br

Os resultados que vão aparecer serão apenas as urls do site pesquisado que estão indexadas pelo Google.

Como Usar os Footprints Para Fazer Link Building?

Escreva na procura do Google o seguinte comando:

inurl:palavra-chavedeixe um comentario” -“você precisa estar logado

O que você está pedindo ao Google: Me mostre apenas os resultados que tem a minha palavra-chave na url, apenas sites que permitem comentários e que não precise me registrar antes de deixar um comentário.

Este é apenas um exemplo, mas acho que você entendeu, o inurl: isola sua palavra chave, as aspas isolam as palavras que você quer que tenha no site e o sinal negativo (-) informa ao Google que você não quer ver sites com a palavra que estiver após o sinal de subtração.

Isto funciona também em sites de outros idiomas como o inglês, ficaria assim: inurl:how to make money online “leave a comment” -“You must be logged”

Depois você explorar os sites com alguma ferramenta tipo MOZ, veja se são relevantes e de autoridade e escreva seu comentário com a url do seu site.

Só não faça SPAM, deixe comentários com conteúdo bom e de valor, leia a postagem, dê sua opinião interaja com o dono do site, assim seu comentário poderá ser aprovado e vai virar um backlink válido.

Como Fazer Link Building

Quer Aprender Como Fazer Link Building no “Modo Ultra”?

Os footprints do Google e comentários são uma das formas de fazer link building válidas que você pode usar e posicionar bem seu site fazendo um SEO limpo.

Agora, vamos concordar que este “modo manual” de fazer link building é muito demorado e cansativo, nos testes que fiz antes de escrever este artigo, eu demorei 15 minutos para deixar um backlink válido em um site.

Se você quer realmente escalar seu negócio online, aumentar rapidamente a autoridade do seu site, vai precisar automatizar os processos de link building.

Eu só consegui desenvolver e automatizar o processo de criação de links externos de verdade posicionando meus sites e blogs nas primeiras páginas do Google depois que conheci o Curso Gerador de Tráfego. Não sabe o que é este curso?

O Curso Gerador de Tráfego é o mais completo treinamento sobre SEO e posicionamento de sites com técnicas de link building do Brasil.

Você vai aprender a usar as principais técnicas de criação de links do mercado, como:

  • ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
  • SEO ON-PAGE (DENTRO DO SITE)
  • SEO OFF-PAGE (LINK BUILDING)
  • TÉCNICA SILO ON-PAGE E PIRÂMIDE DE LINKS
  • LINK BIULDING AVANÇADO
  • TÉCNICAS DE PBN E WEB 2.0
  • AULAS AO VIVO
  • ANÁLISE DE SITES DE ALUNOS
  • SEO LOCAL

Só uma observação, o Curso Gerador de Tráfego é um treinamento avançado de SEO. Não é um curso básico e vai levar você ao próximo nível de SEO e Otimização de Sites de forma profissional, mesmo que você não saiba absolutamente nada de SEO e Link Building.

Conheça a proposta do curso no link abaixo:

→ Clique Aqui e Conheça o Curso Gerador de Tráfego

 

Gostou do artigo? Já sabe Como Fazer Link Building? Então compartilhe esta informação, isto pode ajudar!

Como Fazer Link Building Usando Uma Técnica de SEO Simples e Eficiente
4.7 (93.33%) 3 votos

2 Comentários


  1. Bom artigo Luiz,

    Eu concordo que o link building por si já é uma estratégia black hat, pois manualmente ou não se torna algo forjado, mas fica difícil ficar em evidencia sendo que todos outros concorrentes praticam, na tentamos ao máximo trabalhar de maneira limpa, continue escrevendo artigos honestos e sólidos como esse.
    Abraço.

    Responder

    1. Obrigado pelo comentário Guilherme!

      Sim eu acredito que devemos balancear as técnicas de link building, SEO realmente não se trata apenas disso, eu sempre alerto aos leitores sobre os cuidados necessários na criação de links.

      Sucesso!

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *