Aprenda a Ganhar de 5 a 8K Usando Apenas seu Computador!

QUERO COMEÇAR!

Backlinks: Como Fazer Link Building Usando Uma Técnica de SEO Simples e Eficiente!

Escrito por Luiz Damiani

Método ÚNICO e SIMPLES Usado para Criar Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero

Se você não sabe por onde começar, isto vai ajudá-lo a criar as bases do seu negócio online!

Backlinks: Como Fazer Link Building Usando Uma Técnica de SEO Simples e Eficiente!
4.9/5 - (15 votes)

Quer saber Como Fazer Link Building? Hoje vou te mostrar uma técnica para fazer link building simples e eficiente criando links válidos (dofollow e nofollow) para seu blog, mas antes, quero lhe explicar o que é link building e porque você deve fazer um “SEO Limpo” em suas campanhas de criação de backlinks fortes para seu site. Confira as dicas e conheça o método completo…

Como Fazer Link Building Eficiente em 2023?

As técnicas antigas para fazer link building automatizadas estão em desuso, a I.A. do Google está cada vez mais “humana” e as novas atualizações da plataforma, praticamente não entendem mais o “SEO técnico” com a mesma relevância.

Portando você tem apenas 3 opções que realmente funcionam:

  • Escrever guest posts com links apontando para seu site em blogs do mesmo nicho fazendo um conteúdo complementar e útil;
  • Adquirir links de qualidade em sites diretamente relacionados com o seu conteúdo, comprados ou não;
  • Criar ou contratar uma assessoria de imprensa onde o conteúdo é feito em forma de notícia em grandes portais.

Ponto! Isto é o que tem funcionado em 2023, claro que tudo pode mudar em minutos, mas o SEO baseado em conteúdo ainda é muito relevante.

Link Building e Backlinks

Existem centenas de técnicas de link building (desatualizadas) que você pode usar em seus projetos, como por exemplo, PBNs, Webs 2.0, Tiered Link Building, Guest Posts, comentários em blogs de alta relevância e também posts patrocinados em sites de autoridade.

Sabemos que os backlinks ainda são o maior fator de posicionamento de um site nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Mas você NÃO pode de forma alguma negligenciar o “link building interno”! (SEO ONPAGE)

SEO onpage é muito importante para que você consiga realmente “ranquear” seus projetos de forma eficiente, além da clara necessidade de se ter um conteúdo denso e bem feito, principalmente depois das últimas atualizações do Google e da inteligência artificial envolvida.

Como Fazer Link Building Técnicas SEO

Técnicas Para Fazer Link Building

Primeiramente quero dizer que o objetivo deste artigo sobre esta técnica de link building é orientar iniciantes em SEO e pessoas que querem melhorar o posicionamento dos seus sites nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Portanto se você já é um “Guru do SEO” isto pode parecer muito básico, mas ainda tem muitos profissionais e empreendedores iniciantes que precisam destas dicas de SEO.

Ah, e sim, eu considero os links “nofollow” como válidos porque tendem a ajudar na naturalidade das campanhas de link building e podem evitar penalizações.

O Que é Link Building?

Em uma definição simples: Link Building é o nome dado ao conjunto de técnicas de SEO que visa conseguir links de outros sites ou blogs, aumentando a popularidade e a chamada autoridade do site que recebe o link, assim este site é melhor posicionado pelos sistemas de busca.

SEM SPAM!

Eu não gosto de fazer link building em blogs de outros empreendedores digitais concorrentes, principalmente se eles são sites de afiliados dos mesmos infoprodutos que eu promovo. Além de ser antético é uma estratégia pouco eficiente se feita da maneira errada.

Veja bem, estas técnicas de link building funcionam, isto eu tenho certeza, mas precisam ser executadas com cautela, principalmente se você pretende criar backlinks em seu site principal (Money Site).

Eu não gosto de fazer SPAM e nem de ser “Spameado” – aqui no blog Novo Empreendedor por exemplo eu uso o plugin Akismet que você deve conhecer, e não permito nenhum comentário com links de afiliados.

Técnica Matadora Para Fazer Link Building e um SEO Limpo

Link Building é Black Hat SEO?

Quero deixar claro que qualquer estratégia que realmente funcione em SEO eu considero válida independente da nomenclatura, mas no meu entendimento, este tipo “não natural” de criação de backlinks pode ser considerado Black Hat SEO.

Logo, White Hat e Black Hat é a mesma coisa, só que as técnicas de link building do chapéu preto são automatizadas. Esta é minha visão sobre a criação de links, se é feita de forma artificial, precisa ser feita com muito cuidado.

O próprio Matt Cutts do Google diz isso: “O objetivo não é apenas fazer seu link parecer natural, o objetivo é que seu link seja natural”

E o Pedro Dias, que já trabalhou no Google, diz isso: “O objetivo do Google é fornecer aos utilizadores a melhor experiência apresentando resultados relevantes e justos”

Claro que alguns consideram que fazer link building de forma geral é uma técnica de SEO White Hat, e eles também estão certos!

Neste caso eu te pergunto:

Você vai ficar esperando alguém gostar do seu conteúdo e criar um link natural para seu site?

Será que em 10 anos seu site ficaria rankeado nas primeiras páginas das pesquisas do Google? Talvez…

Vamos considerar o seguinte então:

Qualquer tipo de manipulação artificial feita para que o Google posicione um conteúdo poderia ser considerada “fora das regras”.

Ora, se você repete uma palavra chave várias vezes em um artigo, isto é natural?

Ou se você pedir um link para alguém, é natural?

Dito isto, siga as dicas do começo do artigo, aprenda como fazer link building de forma eficiente e isto poderá mudar sua visão sobre SEO, ajudar você a pensar “fora da caixa” e melhorar o posicionamento do seu site.

Sucesso!

Gostou do artigo? Já sabe Como Fazer Link Building e Gerar Backlinks Relevantes para Seu Site? Então compartilhe esta informação, isto pode ajudar quem está começando!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Guilherme Gonçalves disse:

    Bom artigo Luiz,

    Eu concordo que o link building por si já é uma estratégia black hat, pois manualmente ou não se torna algo forjado, mas fica difícil ficar em evidencia sendo que todos outros concorrentes praticam, na tentamos ao máximo trabalhar de maneira limpa, continue escrevendo artigos honestos e sólidos como esse.
    Abraço.

    1. Luiz Damiani disse:

      Obrigado pelo comentário Guilherme!

      Sim eu acredito que devemos balancear as técnicas de link building, SEO realmente não se trata apenas disso, eu sempre alerto aos leitores sobre os cuidados necessários na criação de links.

      Sucesso!

  • Método ÚNICO e SIMPLES Usado para Criar Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero

    Se você não sabe por onde começar, isto vai ajudá-lo a criar as bases do seu negócio online!