Aprenda Como Escrever Artigos Para Internet e Blogs com técnicas de webwriting.
Você já pensou em ser redator profissional, trabalhar como freelancer escrevendo nas horas vagas ou em período integral? Sim!?
Só não sabe como começar ou por onde?
Ou até mesmo quer escrever em seu próprio blog ou site para criar artigos épicos, únicos e memoráveis?
E ainda, economizar muito dinheiro com redatores freelancers no processo?
Muito bom! Chegou a hora de você aprender a escrever “artigos perfeitos” e ter sucesso com seu blog ou prestando serviços de webwriting.
Leia também: Como Fazer Otimização de Artigos em 15 Passos
Como Escrever Artigos para Blogs e Sites?
Sua procura acabou neste blog!
Hoje vou lhe mostrar um passo a passo básico para que entenda como funciona a escrita para web e também apresentar o método completo que eu tenho utilizado para criar cada novo artigo em meus blogs. Confira as dicas…
Como Escrever um Bom Artigo para Blog em 10 Passos
A arte de escrever para a web, produzindo artigos agradáveis de consumir e chamativos é para poucos.
Além do gosto pela escrita, exige-se habilidades específicas para construir um conteúdo textual de sucesso.
O que mais se espera de um conteúdo escrito é que ele produza resultados. Quais? Bem, isso depende do objetivo de quem planeja o conteúdo.
E vamos ser sinceros: quando o planejamento é preciso, o resultado costuma impressionar o público.
O enorme desafio que temos em nosso país com produções textuais bate na trave da precisão.
Portanto, a partir de agora você entender melhor como escrever um bom artigo para blog em 10 passos.
A Arte da Redação para Web…
As sugestões abaixo servem de inspiração para redatores de diversas habilidades.
Então, a dica é preparar seu café com muito carinho e se sentar para ler os 10 passos que podem tornar você um profissional de redação online.
No final da leitura, sua inspiração talvez o leve para a frente do seu notebook para escrever artigos inspiradores em seu blog. 😉
Vamos começar?
1. Selecione boas referências para seu artigo
Nada pode ser tão decepcionante para um público leitor do que descobrir que um post o enganou de alguma forma.
Assim, antes mesmo de escrever sobre um assunto, especialmente algo envolvendo possíveis perdas pessoais, selecione as melhores referências possíveis.
Faça isso independente se suas fontes de informação são impressas ou digitais. Essa preocupação o colocará entre os melhores profissionais de conteúdo do país.
Dependendo da área de escrita, você poderá se posicionar entre os melhores “conteudistas” do mundo no assunto!
Portanto, não perca a chance de se tornar uma autoridade no que faz.
2. Leia com cuidado as referências
Para citar referências com propriedade você precisa lê-las com a máxima atenção possível.
Assim, abra mão de qualquer hábito que o desconcentre no momento de absorver as informações que usará como base para a escrita do seu blog post.
Caso contrário, a confusão, e não a precisão, tornarão o seu conteúdo um verdadeiro fracasso.
3. Selecione pontos úteis e relevantes
O que é útil serve a um objetivo; o que é relevante não apenas serve para um objetivo, mas resolve uma busca ou problema específico.
Imagine um imponente navio navegando em mar aberto. A utilidade do navio só se faz presente com a relevância do mar.
Assim, certifique-se de que seus textos sejam não apenas de conhecimento genérico, mas uma parte da solução dos problemas de quem o lê.
Sendo assim, selecione pontos úteis e também relevantes para abordar em seu conteúdo textual.
4. Use a palavra-chave com equilíbrio
Usar a palavra-chave de um Plano de SEO para blogs pode ser tornar uma tragédia quando ela é apenas repetida sem sentido algum durante a escrita de um conteúdo textual.
Portanto, certifique-se de qual é o objetivo do autor do projeto em relação às keywords (palavras-chave), mas aplique o Plano SEO na estrutura do seu artigo com equilíbrio e bom senso.
Se forçar a barra, o leitor vai perceber e “correr” do seu conteúdo. Mostre empatia e naturalidade ao abordar palavras-chave que possuem uma forte relação semântica entre si.
Use na estrutura do seu artigo além das palavras-chave, sinônimos, antônimos e palavras relacionadas com o conteúdo, mas sempre de forma natural.
5. Defina o título
A escolha do melhor título é fundamental. Um dos maiores nomes do marketing de conteúdo do país atualmente, Vitor Peçanha, que é co-fundador da Rock Content, sugere algo interessante:
“Crie pelos menos 10 títulos diferentes para cada blog post. Em geral, o primeiro não será usado. Mas servirá de base para a preparação dos melhores.”
6. Escolha os subtítulos
Os conteúdos mais amigáveis para os buscadores da internet usam os três primeiros tipos de títulos normalmente aceitos pelo WordPress:
- H1
- H2
- H3
Pessoalmente eu gosto muito de estruturar meus artigos com hierarquia de sub-títulos inclusive chegando a utilizar as H4, e sempre com parágrafos curtos em cada tópico.
Assim, invista tempo selecionando as melhores palavras para atrair os leitores ao consumo de cada fração do texto que preparou.
7. Desenvolva a introdução
Nesse ponto de sua escrita, poderá preparar as palavras iniciais do conteúdo com muito cuidado.
Uma das dicas mais atuais do atual mercado de marketing de conteúdo sugere que se aliste já na introdução do texto um breve resumo do que será abordado no restante do artigo.
Faça isso de forma bem resumida e chamativa, convidando o leitor a continuar consumindo seu conteúdo.
8. Produza parágrafos objetivos
Parágrafos muito grandes afugentam o leitor como uma fantasma. Portanto, não seja verboso usando palavras demais em seus parágrafos e ofuscando a compreensão do leitor.
Seja sucinto, assertivo e mantenha-se constante no uso de palavras conhecidas ao público para o qual você está escrevendo.
Isso aumenta as chances de conversão de um texto com uma ação desejada em sua conclusão (o famoso call-to-action).
9. Crie listas e use bullet points
Não somente para os buscadores, mas acima de tudo para os leitores, é muito importante criar listas dentro dos textos que você escreve.
A razão? O Google vai “escanear” com mais facilidade o seu conteúdo. Além disso, os leitores que consumirem o conteúdo do seu blog post farão isso com mais interesse.
Isso ocorre desde o momento de entrada numa página, onde normalmente as pessoas passam os olhos por cima de todo o texto antes de decidir se vale a pena lê-lo ou não.
Criar listas quebra blocos maiores de texto e torna mais objetiva a busca por soluções dos problemas que o leitor têm.
10. Prepare a conclusão e o call-to-action
Em geral, o que é dito por último é lembrado primeiro. Assim, dedique parte do seu tempo usando palavras bem selecionadas na conclusão do seu artigo para blog.
Não sacrifique o esforço em publicar um material rico com pressa para publicá-lo.
O texto que você acabou de ler sobre como escrever um bom artigo para blog em 10 passos mostrou que, para ser um bom conteudista, é preciso ser atento às necessidades do seu público.
Não abra mão de fazer boas pesquisas e de encontrar referências de peso para seus conteúdos.
Aplique os 10 passos que lhe damos para atingir bons resultados e publicar blog posts úteis, relevantes e chamativos em seu site. Os resultados de uma boa estratégia de marketing de conteúdo farão valer a pena toda a sua dedicação nesse sentido!
Ah mas eu não sei escrever para web…
Existem diversas soluções para você aprender a escrever para web profissionalmente. Veja como funciona…
Pode ser também que você saiba escrever mas não tem a técnica de escrever para a web.
Em meio a esse universo de blogs e redatores, é necessário ter um diferencial!
E isso pode ser aprendido, não depende de “dom” ou de algum tipo de formação, escrever para web se trata de entender o que seu público busca e criar um conteúdo de fácil leitura, simples assim!
Quer Escrever Seus Próprios Artigos em Seu Blog?
O treinamento Fórmula Negócio Online tem tudo o que você precisa para fazer redação web profissionalmente, além de conteúdo sobre copywriting (escrita persuasiva) lá dentro.
Se você tem um blog e quer escrever seus próprios textos, este treinamento também é para você, além de economizar na produção de conteúdo, você vai dar um toque pessoal nos seus blogs.
Com o bônus de aprender a criar toda a estrutura de um negócio baseado em marketing de conteúdo.
No final do artigo lhe explico melhor sobre o treinamento.
Como Escrever Para a Web e Ganhar Dinheiro?
Afinal, para escrever para a web, é necessário saber alguns macetezinhos, tais como: palavras chave, SEO.
Algumas técnicas englobam a otimização de um artigo para que ele seja bem ranqueado nas pesquisas do Google. Mas não é só isso. O conteúdo deve ser bom, agregar valor para o leitor.
Hoje em dia, o redator profissional é bem requisitado. Quem sabe escrever artigos é bem valorizado pois nem todo dono de blogs sabe como escrevê-los, tendo que contratar um redator que dê vida a seu blog, fazendo textos relevantes para o seu público alvo.
Como Escrever Artigos Para Internet e Blogs na Prática
Eu sempre gostei de escrever, sempre que precisei escrever em meus sites, e-mails ou até em contratos, minha escrita sempre foi boa, eu escrevia verdadeiras “bíblias” em minhas comunicações.
Mas eu queria mais, meus blogs tinham bastante conteúdo e estavam bem ranqueados nas pesquisas do Google, mas não convertiam bem em vendas, então comecei a contratar redatores profissionais para produzir meus conteúdo.
Mas, como falei, gosto de escrever, eu queria aprender a escrever como um verdadeiro redator profissional, foi ai que o Victor me ajudou…
Como Ser Um Redator Freelancer?
Para iniciar na profissão de redator freelancer, antes de tudo, é preciso gostar de escrever.
Muitos redatores web, como eu, fizeram cursos de webwriting e copywriting.
Mas o fato é que, se você é iniciante, precisa simplicidade e clareza na sua comunicação pela internet, isto é tudo o que você precisa saber para se dar bem como redator e ter sucesso.
Depois você poderá se cadastrar em sites de redatores web profissionais como o Workana ou o Fiverr e ganhar dinheiro escrevendo texto para internet.
E Pra Quem Tem Um Blog ou Canal no Youtube?
Se você tem um blog, sabe que, no mínimo, uma vez por semana, é preciso alimentá-lo com conteúdos. Deve mostrar , também, autoridade no seu nicho. Isso não acontece de uma hora para outra. Você vai construindo o seu nome.
E isso acontece de poucas maneiras. Uma delas é a qualidade do conteúdo que você disponibiliza nele: um texto original, relevante e que encante seus visitantes.
Youtube, sério mesmo?
Sim meu caro leitor! Quem tem um canal no Youtube também precisa saber escrever para internet, os roteiros dos vídeos e a descrição são os passos mais importantes para se ter um canal de sucesso.
Dica Extra: Aprenda Copywriting e Tudo se Transformará!
Além da óbvia necessidade de se entender Como Escrever Artigos Para Internet e Blogs, se você quer ter sucesso como redator profissional web, tem que aprender as técnicas de Copywriting que, em resumo, são as técnicas de escrita para convencer o leitor a tomar determinada atitude.
Em termos de escrita para web, isso é o que separa um conteúdo sem valor de um conteúdo que gera valor para o leitor e pode ser extremamente lucrativo!
Sucesso!
Leia também: Descubra Como Ganhar Dinheiro na Internet de Verdade Montando um Negócio 100% Online!
Deixe um comentário