O Que é Copywriting e Como Funciona o Trabalho de um Copywriter Profissional

Descubra O Que é Copywriting e como funciona o trabalho de um Copywriter profissional. Confira as dicas e técnicas que vão lhe ajudar muito a alavancar seu negócio online através de textos persuasivos e bem escritos. Confira…

Vender com os dedos: a expressão é quase um sinônimo da representatividade do copywriter profissional no universo do marketing de conteúdo.

O copywriting está para o empreendedorismo como o que a internet é para o marketing digital: ESSENCIAL! Ambos não vivem sem seus parceiros.

Esse post foi preparado para te ajudar a entender as seguintes dúvidas pontuais sobre produção de conteúdo para web:

  • O que é copywriting?
  • Qual é a função principal de um profissional que atua nessa área?
  • Quais são os requisitos de um copywriter?
  • De que forma ele pode ajudar a alavancar o seu negócio online?

Vamos avaliar essas 4 questões importantes uma a uma. Esperamos que o esclarecimento por trás dessas perguntas importantes coloque seu empreendimento virtual em outro nível.

Leia também: Kopywriting: Conheça a única escola online especializada em copywriting

O que é Copywriting?

Em termos simples, Copywriting é a técnica de escrever textos que vendem. É bem provável que você já tenha visto diversos textos assim por aí. Talvez os tenha lido em sites institucionais ou assistido propagandas de TV preparadas por copywriters profissionais.

Em escala cada vez maior, profissionais freelancers aprendem a usar técnicas aprimoradas para produzir textos persuasivos, com gatilhos mentais.

O objetivo deles é variado, mas sua direção é uma só: conduzir o leitor no rumo da decisão desejada. Como isso é feito? Qual é a função principal do profissional que atua com copywriting?

copywriting-a-arte-de-escrever-para-web

Qual é a Função Principal de um Copywriter?

Podemos dizer que um redator que convence bem tem tarimba procurada nos copywriters de sucesso. As palavras, quando bem colocadas, e atraindo ao público certo, produzem um efeito poderoso.

Daí partem o que muitos chamam de gatilhos mentais, expressões que possuem um forte apelo emocional de decisão na mente de quem as lê.

Não, um copywriter não pratica a arte da hipnose. Ele apenas apresenta os conceitos desejados de seu contratante de uma forma precisa, clara e organizada.

Sua função principal é fazer com que o público leitor de quem lhe pagou para escrever tome uma atitude específica: cadastrar-se na newsletter de um blog, baixar um e-book, comentar um post ou compartilhar um artigo.

Talvez você pense: “Como um copywriter consegue fazer tudo isso? Quais são os requisitos para que alguém trabalhe dessa maneira?”

Veja nossa resposta para essa pergunta logo a seguir.

Quais São os Requisitos Básicos de um Copywriter de Sucesso?

Em geral, as características de um bom profissional de produção de textos voltados à venda incluem:

  • Rapidez em captar as ideias do seu contratante;
  • Ampla facilidade em observar o comportamento humano na internet;
  • Boa habilidade em desenvolver textos sucintos e persuasivos;
  • Alta capacidade de expressividade textual; e
  • Grande conhecimento do idioma do conteúdo, incluindo suas regras gramaticais.

Com as qualidades mencionadas acima, é possível compor conteúdos de altíssima qualidade.

O que você acha de pesquisar o portfólio de alguns profissionais que possuem essas características? Daí, na próxima vez que for preciso contratar alguém para preparar textos que podem ser úteis no seu negócio online, não será tão difícil encontrar o perfil adequado de copywriter.

Como a Ajuda de um Copywriter Pode Ser Útil Para Seu Negócio Online?

Nem todo mundo gosta de escrever. E mesmo para os que gostam, produzir conteúdos textuais para serem usados na internet é algo que precisa de uma linguagem e habilidade específicas.

O profissional que atua com copywriting se atualiza com frequência. É comum vê-los participando de discussões animadas nas redes sociais.

Muitos deles possuem blogs e alguns costumam compartilhar conhecimentos com o público. Assinar a newsletter de alguns deles podem te ajudar a entender ainda melhor essa área de atuação.

Com o passar do tempo, têm se visto milhares de jornalistas, professores e editores de revistas e livros ingressando no universo dos copywriters como freelancers.

Alguns dos grandes nomes do mercado virtual contratam profissionais de alto calibre para produzir os textos de seus blogs e redes sociais.

Se decidir fazer isso, estará seguindo uma tendência do momento e evoluindo junto com o mercado online atual. Seu negócio só vai crescer e se posicionar bem no meio de tanta concorrência!

Quer Aprender Copywriting Profissional?

Hoje temos uma solução específica e direcionada 100% para o aprendizado da arte da persuasão utilizando as técnicas de copywriting: o portal Kopywriting, a primeira escola especializada sobre o assunto no Brasil! Criada pelo empreendedor e redator profissional Victor Palandi.

Eu escrevi um review completo sobre a escola Kopywriting para que você entenda como tudo funciona, segue abaixo:

→ Artigo: Kopywriting: A Escola de Copywriting Para Empreendedores!

Sucesso!

O Que é Copywriting e Como Funciona o Trabalho de um Copywriter Profissional
5 (100%) 1 voto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *