Como Fazer Otimização de Artigos em 15 Passos Simples

Como Fazer Otimização de Artigos em 15 Passos Simples
5/5 - (3 votes)

Aprender como fazer otimização de artigos pode parecer muito difícil para algumas pessoas que gerenciam blogs. Porém, existem algumas “pistas” que o próprio Google nos dá em suas diretivas.

Mas, como tudo na vida depende de testes, otimizar um artigo de blog ficou mesmo um pouco complicado, principalmente depois das últimas atualizações no algoritmo do Google.

Nos dias de hoje, não é mais possível fazer a otimização de artigo “mecanicamente”, repetindo palavras-chave centenas de vezes ou escrevendo para a máquina.

Você precisa pensar no seu leitor, a usabilidade do seu blog precisa atender as expectativas do seu usuário e seus artigos precisam realmente responder as dúvidas deles.

Como Fazer Otimização de Artigos?

A principal “dor” de quem está iniciando um negócio online é sem dúvida a geração de tráfego qualificado para seus projetos.

Sem tráfego não existem vendas, isto é um fato.

Mesmo que você tenha um projeto bem feito, bem escrito, com um lindo design e com conteúdo que converte em vendas, se não tiver “pessoas” em seu blog ou vídeo você não vai ganhar dinheiro.

Muitas pessoas não querem, ou não podem pagar anúncios, por isso há a necessidade de aprender “como fazer otimização de artigos” para que posicionem no Google gerando tráfego qualificado.

Esse checklist é baseado nas minhas experiências e testes, sugiro que você faça seus próprios testes também.

Lembre-se que: Não existe verdade absoluta no SEO, portanto não posso garantir resultados com as configurações sugeridas.

Tudo o que você vai ver nas próximas linhas foi testado exaustivamente em meus 32 blogs e invariavelmente geraram resultados positivos aumentando significativamente as visitas orgânicas em meus projetos.

Espero que minhas dicas ajudem! 😉

Como Fazer Otimização de Artigos em 15 Passos

Check List SEO Onpage Para Artigos

Este checklist SEO tem o objetivo de lhe ajudar na otimização de artigos em blogs criados na plataforma WordPress.

Vou passar de forma resumida:

  • Como fazer otimização de artigos;
  • Como fazer o SEO onpage;
  • Como indexar o artigo rapidamente.

Vamos às dicas…

1# Use o Plugin Rank Math

Se o seu blog foi criado em WordPress, utilize o plugin Rank Math para monitorar os fatores de posicionamento e configurações do SEO onpage dos seus artigos.

Claro que você já sabe ou já ouviu falar que “plugin não faz SEO”, mas este tipo de recurso ajuda bastante a entender como seu artigo está otimizado e o que você pode fazer para melhorar o seu conteúdo.

2# Foque em Apenas Uma Palavra-chave

Procure focar seu artigo em uma palavra-chave e use uma segunda palavra-chave (sinônimo) diretamente relacionada com porcentagem um pouco menor que a principal.

3# Conteúdo Mínimo

Crie seu conteúdo com no mínimo 600 palavras, de preferência criar artigos com mais de 1.000 palavras.

4# Densidade

Conforme você vai escrevendo e otimizando seu artigo, observe a densidade (repetição) da palavra-chave e mantenha uma porcentagem acima de 1.5%, claro que, sem exagerar e sem estragar o artigo deixando sem sentido.

4# Nunca Deixe Erros Gramaticais

Observar e corrigir erros gramaticais e erros de digitação, por mais que o “robô” do Google ignore isto, seu usuário vai perceber os erros e isto pode gerar um alto grau de fuga dos leitores (bounce rate) prejudicando o SEO do seu site.

5# Palavra-chave no Título e Subtítulos

Usar a palavra-chave no título do artigo (H1) e repita, se fizer sentido, em subtítulos (H2, H3, etc).

6# Negrito, Itálico e Aspas

Chame a atenção do Google para sua palavra-chave, use negrito, itálico e “aspas” pelo menos uma vez.

7# Use Bullet Points

Use listas (bullet points) e, se possível, colocar a palavra-chave e/ou sinônimos nos tópicos.

Exemplo de uso dos bullet points:

  • como fazer otimização de artigos;
  • como fazer otimização de texto;
  • como evitar o keyword stuffing;
  • exemplo de texto SEO;
  • como otimizar um site.

8# Compactar as Imagens

Todas as suas imagens precisam ser compactadas para deixar o artigo leve e rápido.

Compactar as imagens usadas nos artigos antes de subir para o blog. O site TinyPNG faz isso com facilidade.

9# Otimize as Imagens

Colocar a palavra-chave ou sinônimos na otimização das imagens, no nome do arquivo (ex. como-fazer-otimizacao-de-artigos.jpg), nos campos “Texto Alternativo” e “Atributo da Imagem”.

Coloque uma palavra-chave também no texto alternativo da imagem destacada do artigo.

Tome cuidado com a super otimização, isto pode prejudicar o posicionamento do seu artigo.

10# Descrição do Artigo

Insira a palavra-chave na descrição do artigo (meta descrição).

11# Link Externo de Autoridade

Colocar 1 link externo para um site de autoridade relacionando com o assunto, pode ser uma matéria de um grande portal, post ou Wiki.

12# Link Interno Relacionado

Colocar pelo menos 1 link interno para outro artigo do blog também relacionado com o mesmo assunto.

13# Conteúdo Multimídia

Além de imagens e/ou infográficos, embedar (incorporar) 1 vídeo do Youtube de um assunto relacionado com o artigo pode melhorar bastante a otimização dos seus artigos.

Claro que isto deve ser feito se for possível e se fizer sentido ter este tipo de conteúdo em seu artigo.

14# Utilize o Lazy Load

O Lazy Load (também conhecido “carregamento preguiçoso”) é uma técnica de programação que ajuda as páginas a exibirem seus conteúdos de maneira mais ágil e eficiente, atrasando a exibição de imagens e vídeos.

Existem diversos plugins em WordPress que fazer bem esta função.

15# Utilize uma CDN

CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de conteúdo que deixa os conteúdo da internet disponíveis para o usuário com maior rapidez.

De forma simples, uma CDN cria “cópias” do seu conteúdo em diversos servidores espalhados pelo mundo e quando um usuário requisita este conteúdo, a CDN busca a cópia que estiver mais perto dele, evitando a lentidão na entrega do conteúdo.

Uma das mais conhecidas CDNs e provavelmente a mais utilizada é a Cloudflare, que em sua versão gratuita já melhora bastante a velocidade do site e tem também algumas funções de segurança bem interessantes.

Como Fazer Otimização de Artigos: 3 Dicas Extras

As informações que vou mostrar aqui você dificilmente vai conseguir por aí, são realmente segredos para a otimização e indexação dos seus artigos que só os melhores profissionais de SEO conhecem.

Usar a extensão SEO QUAKE (Google Chrome)

A extensão SEO Quake para o navegador Google Chrome tem diversas funções, mas também serve para verificar a repetição da palavra chave e baixar a porcentagem de palavras genéricas.

Instale a extensão Seo Quake no seu navegador depois clique no artigo com o botão direito do mouse, clique em SEO Quake e na opção “Densidade”.

Substitua as palavras genéricas muito repetidas por sinônimos, como por exemplo “vou mandar para você” mude para “vou lhe mandar”.

Utilize uma Tabela de Conteúdo

Também conhecida como “Table of Content” ou TOC, a tabela de conteúdo divide seu artigo em tópicos facilitando a leitura para seu usuário e também pode gerar links para seus tópicos na SERP (Página que exibe os resultados das buscas no Google).

Neste blog eu uso o plugins TOC+ para esta função.

Mande seu artigo otimizado para o site Pingler

Enviar o novo artigo para o Pingler.com, escolher 3 categorias, isto vai para agilizar o processo de indexação ou atualização do conteúdo nas ferramentas de busca.

Concluindo: Como Otimizar Artigos de Blog para SEO

Espero que estas dicas de como fazer otimização de artigos tenha lhe ajudado a entender um dos principais pilares do SEO On-page.

Claro que existem outras diversas técnicas de otimização para blogs, e não seria possível explicar tudo em um só artigo.

Entender como fazer um artigo otimizado pode mudar o jogo para seu negócio e gerar muitas vendas orgânicas.

Se você quiser se aprofundar neste tipo de conteúdo, eu lhe convido a conhecer o meu curso de SEO para WordPress, onde eu abordo de forma bem simples e objetiva todas as técnicas que uso em meus projetos.

Inclusive dentro do curso tem uma versão mais completa em PDF deste checklist.

Conheça o curso → SEO Experts.

Sucesso!

Leia também:

Aprenda Como Escrever Artigos Para Internet e Blogs em 10 Passos Simples!

Dicas de SEO para Blogs de Afiliados: Melhore seu Ranking no Google!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *