5 Erros Que Deixam Seu Site Irritante: Como Evitar a Fuga dos Leitores!

Você pode estar perdendo audiência com estes erros comuns em sites ou blogs, e pode nem ser sua culpa, o excesso de informações geralmente é a maior causa disso. Mas com um bom trabalho de SEO você pode evitar de deixar seu site irritante e chato, assim garantindo a maior permanência dos seus leitores, confira as dicas…

Como Evitar os Erros Comuns em Sites?

As técnicas de SEO podem melhorar a navegação do seu blog e deixar a experiência do usuário bem mais interessante, gerando assim engajamento e maior permanência dos leitores em seu site.

O melhor disso é que estes ajustes vão melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

Sobre os Pop-ups

Antes de continuar quero fazer uma observação sobre os pop-ups, eu não usava, porque os pop-ups podem ser muito irritantes, principalmente se eles forçam você a tomar uma ação, ou não tem botão de fechar.

Aqui no Novo Empreendedor só tem um pop-up de saída, ele é apenas um lembrete para o meu visitante sobre um dos cursos que indico e tenho certeza que vai ajudar muito.

Este pop-up só aparece se a pessoa for sair do blog, confesso que isto aumentou e muito a conversão e principalmente a permanência dos leitores, espero que não seja irritante 😉

Quer conhecer o plugin que aumentou a conversão dos meus blogs em 137%?

Os Erros Mais Comuns Em Sites

Existem outros erros que deixam seu site irritante além dos 5 que vou mostrar e fazem as pessoas irem embora e nunca mais visitar seu blog ou site como por exemplo:

  • Uso de Flash – Convenhamos, o Flash é um dinossauro, deixa o site lento e chato!
  • Excesso de Propagandas – Isto é óbvio, as pessoas querem comprar, mas não querem sem empurradas para produtos que não precisam.
  • Música com Autoplay – Pelo menos para mim é extremamente Irritante, se eu quiser ouvir uma música, eu quero dar o play.
  • Lentidão – Este é um dos piores erros em sites ou blogs, a lentidão na abertura de páginas pode tirar qualquer um do sério.
  • Link Quebrado – Esse é um dos erros mais comuns em sites e pode ser muito irritante, você quer chegar a algum lugar quando clica em um link.

5 Erros que Deixam Seu Site Irritante

Não importa se seu site ou blog venda algum produto ou serviço, existem diversas técnicas de marketing na internet e otimização que podem ajudar a melhorar a experiência do seu visitante.

Além do obvio, um conteúdo de valor e relevante para seus visitantes, você precisa evitar deixar as pessoas irritadas com seu site, e as Técnicas de SEO podem ajudar muito nesta hora.

5 Erros que Deixam seu Site Irritante e Como o SEO pode Evitar Isso

SEO vai evitar os erros mais comuns em sites?

Na maioria da vezes, as estratégias de SEO tem um objetivo de “ganha / ganha”, a experiência do seu leitor tem que ser positiva, ela precisa sair do seu site com algum tipo de resposta, só assim ela vai voltar ao seu blog e eventualmente comprar algo que você indique ou venda.

Quando os visitantes têm uma grande experiência em um site, eles são mais propensos a comprar um produto ou serviço, ou simplesmente vão reconhecer e confiar na sua marca.

Você pode usar o SEO a seu favor, seu trabalho é de direcionar o tráfego do seu site ou blog para a venda de algum produto e para realizar quantas vendas forem possíveis com seu conteúdo.

Mas cuidado na dose, exagero sempre vai te causar problemas, inclusive fora do ambiente virtual.

Existem certas técnicas de marketing que você deve evitar. Estas estratégias “chatas” criam uma experiência muito, mas muito irritante para seu visitante.

5 Erros que Deixam seu Site Irritante e Como o SEO pode Evitar Isso

5 Erros Comuns Em Sites

Aqui estão as cinco técnicas mais irritantes em SEO e algumas formas fáceis de evitar a fuga de leitores:

1. Paginação

Tanto os os usuários quanto os motores de busca (Google, Yahoo, Bing) adoram um conteúdo real e de qualidade, um conteúdo de alta qualidade e relacionado ao assunto do seu site vai aumentar muito o posicionamento do seu site.

Mas há um caminho certo e errado para entregar este conteúdo.

A maneira irritante para entregar conteúdo é através de paginação.

Você provavelmente já viu isto antes. Eles são populares não apenas em sites de comércio eletrônico, mas também sites de notícias e entretenimento.

Paginação é quando a informação é apresentada em um formato de lista, mas cada item é mostrado em uma página separada.

Carregando todas essas páginas aumenta drasticamente a quantidade de tempo que leva para ler o artigo relativamente simples. Isto é, naturalmente, muito chato.

Originalmente, a razão para a paginação foi aumentar o número de page views. Se o artigo é apenas em uma página, a visualização da página é simplesmente uma.

Mas ao se dividir o artigo em várias páginas, as visualizações de página vão se estender. Isto é, obviamente, um número mais atraente para os anunciantes, mas para os visitante é realmente muito chato.

Os page views rapidamente perderam seu apelo. As pessoas não gostam de ficar clicando em várias páginas para ler sobre o mesmo assunto.

Paginação em um site também diminui a probabilidade de futuras visitas e cadastros.

Solução: Diminua a Quantidade de Páginas

A solução aqui é fornecer conteúdo de qualidade em apenas uma ou duas páginas.

Os usuários serão capazes de encontrar rapidamente qualquer informação que estão procurando.

Se você quer estabelecer sua marca como uma autoridade e ter retorno de visitante, evite a paginação.

2. Confusão

Usuários visitam seu site, porque eles acreditam que você tem o conteúdo que eles querem, dentre os erros que deixam seu site irritante, este é um dos piores.

Este poderia ser um produto, serviço ou mesmo apenas informações. Se eles não acham que o conteúdo esperado, eles vão ficar muito irritados e não voltarão ao seu site.

Isso se aplica a sua SERP e também ao título dos posts e páginas.

A sua SERP (Informação que Aparece nos Resultados da Busca) precisa ser relacionada com o conteúdo interno, enquanto o mesmo conteúdo também irá estabelecer sua marca como uma autoridade entre os usuários.

O efeito da confusão em sua comunicação causa uma dissonância cognitiva em seus leitores, eles esperam algo em seu site mas você mostra outra coisa diferente, você fatalmente vai perder seu leitor com este erro.

A mentira também é facilmente detectada pelos leitores de um site, evite:

• Exagero

• Promessas Milagrosas

• Empurrar Vendas

A solução é simples: Faça links, títulos e promessas precisas.

Se o usuário espera informações sobre algo específico, leve-o diretamente para  página que tem estas informações.

Não basta enviar todos os visitantes para a sua página inicial, por exemplo.

Se o usuário não confiar em seus links, eles definitivamente não vão confiar em você o suficiente para fazer uma compra.

5 Erros que Deixam seu Site Irritante e Como o SEO pode Evitar Isso

3. Acesso Mobile Pobre (Sem Responsividade)

Os Smarthphones e Tablets chegaram para ficar, seu site tem que ter responsividade, ele precisa fornecer uma boa experiência nos mobiles.

Se seu site ou blog ficar feio em um smartphone, com problemas de navegação ou se simplesmente a pessoa precisar dar um zoom para ler um artigo, você perderá visitantes.

Criando uma experiência móvel fantástica é mais do que o dimensionamento adequado e capacidade de resposta.

Você também precisar fornecer:

• Um menu fácil de usar.

• Mapa do Site.

• Vídeos e Fotos que Funcionem em Smartphones e Tablets.

Você também precisa remover quaisquer anúncios gráficos que tomam a tela do celular.

Este é um problema comum quando os sites são convertidos para móvel.

Isto não só prejudicar a capacidade do usuário para navegar no seu site, mas um anúncio que bloqueia toda a tela é, muito irritante.

Use Um Tema Profissional no Seu Site!

Dica: Se seu site for em WordPress você pode usar temas profissionais responsivos como o que eu uso neste blog, o Tema Épico.

4. Forçar o Usuário a Fornecer seu Email

Há muitas vantagens ao se construir uma lista de emails.

Quando os clientes fornecem o seu endereço de e-mail, eles estão “dizendo” que estão interessados nos produtos ou serviços que você tem.

Mas só porque o endereço de e-mail de um cliente é importante não significa que você deve ser agressivo na interação por este canal.

Nunca peça o e-mail até que o seu cliente tenha a oportunidade de conhecer o seu produto ou serviço.

Um pedido do email que funciona como uma barreira ao acesso a conteúdo útil vai irritar mais usuários do que ele vai trazer novos endereços de e-mail.

Solução: Use Cookies e Forneça Algo de Muito Valor em Troca do Email

Uma solução eficaz aqui é usar cookies. Isto permite monitorar os seus usuários, enquanto eles estão no seu site. Quando tomam ações específicas, você pode enviá-los automaticamente um pop-up com pedido de e-mail.

Os clientes são mais propensos a fornecer seu e-mail se estiverem a vontade, ou se você der algo útil gratuitamente, um ebook grátis, uma vídeo aula ou dicas.

5. Call To Action Confusa

A Call to Action (CTA) significa que você está pedindo para seu usuário tomar uma ação específica, mas a mensagem tem que ser clara e objetiva.

Em última análise, o objetivo do site é incentivar os visitantes a tomar uma ação.

Isso poderia ser a compra de um produto ou serviço, assinar uma newsletter ou algo completamente diferente. Você precisa ter certeza de que tomar essa ação seja fácil.

Sua Chamada para Ação Precisa no mínimo ter:

• Ter um design limpo.

• Ser de Fácil Entendimento e Objetiva.

• Aparecer Acima da “dobra da página” ou ao final de algum artigo onde você forneceu o conteúdo que o usuário procurou.

Nada é mais irritante para um usuário do que quando eles querem tomar uma ação, mas são confundidos, mas se você fizer a sua chamada para ação clara, você encontrará um aumento da taxa de conversão. Os usuários ficarão mais felizes também.

 

5 Erros que Deixam seu Site Irritante e Como o SEO pode Evitar Isso

Não há necessidade de ser chato…

Às vezes, os profissionais de SEO concentram-se demais no objetivo final, o opt-in, a chamada para ação, ou a venda.

Isso pode ser muito irritante, o marketing agressivo não funciona mais.

Você pode até obter algum sucesso temporário com estes tipos de técnicas, mas os usuários de longo prazo ficarão irritados e perderão a confiança em sua marca.

Mas as coisas mágicas começam a acontecer quando o seu site não irritar seus usuários.

  • A confiança aumenta.
  • A satisfação do cliente aumenta.
  • Opt-ins vão aumentar.
  • As vendas vão aumentar.

Então lembre-se sempre mantenha os usuários em mente. Eles vão te recompensar quando você faz isso.

Quer Aprender a Fazer SEO sem Erros?

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos que procuram saber como descobrir erros em sites e parar de irritar os visitantes! Isto vai ajudar.

Leia também: O que é SEO, o Google Enxerga seu Site?

5 Erros Que Deixam Seu Site Irritante: Como Evitar a Fuga dos Leitores!
4.8 (95%) 4 votos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *