O que é Inbound Marketing, Significado, Conceito e Como Aplicar

“Marketing de permissão” ou “Marketing de atração”: o Brasil nunca ouviu falar tanto sobre esses termos como nos últimos 4 ou 5 anos. O Inbound Marketing (expressão vinda originalmente do inglês) está cada vez mais presente na estratégia dos mais diversos tipos de empresa.

Da tímida pizzaria do seu bairro até o site da Coca-Cola, acessível a bilhões de pessoas no mundo todo, essa nova forma de fazer marketing está atraindo cada vez mais resultados.

Tanto é assim que, mesmo famosas empresas estão investindo pesado na presença online, através de ações bem planejadas para ter mais visualização na internet. Mas o modo como isso é feito ainda impressiona a muitos…

O que é Inbound Marketing, Significado, Conceito e Como Aplicar

Mas afinal de contas, o que é inbound marketing? Qual é o seu significado na forma de divulgação online praticada hoje em dia? E como o seu negócio pode usar as boas práticas por trás desse moderno formato de marketing?

Vamos entender, antes de tudo, a definição de inbound marketing.

O que é Inbound Marketing

Muitas vezes alguns confundem inbound marketing com marketing digital. O que na realidade ocorre, para começo de definição, é que um termo é mais amplo do que o outro. Como assim?

O amplo conceito de marketing digital envolve todos os meios possíveis encontrados na internet para propagar serviços, produtos e marcas.

Assim, se você quer vender algo ou difundir um conceito, muito provavelmente você fará uso de técnicas de marketing digital para alcançar isso. Para divulgar qualquer assunto que seja através desse meio, você pode usar:

  • Sites institucionais;
  • Blogs empresariais;
  • Fanpages em redes sociais como WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook e tantas outras;
  • Canais de conteúdo audiovisual, como Youtube, Vimeo e outros.

Se seu objetivo for alcançar seu público usando esses meios, o que você pratica em si se chama “marketing digital”.

A partir daí, a maneira como você vai atuar no universo digital para fazer marketing pode ser definida como inbound marketing ou outbound marketing. Esse post está voltado para a definição do tipo inbound de marketing.

Para simplificar o conceito e a diferença:

Inbound Marketing: Geração de Conteúdo Relevante, Atração, Fidelização e Solução de problemas focados no consumidor.

Outbound Marketing: Marketing Massivo, Telemarketing ou Email Marketing agressivo (SPAM), Propagandas intrusivas e não autorizadas, 100% focado no vendedor.

Inbound-Marketing-Blog

Inbound Marketing:

Ele é menos invasivo e como que pede “permissão” para as pessoas a fim de propagar a elas uma oferta, seja ela qual for.

Em termos mais simples, quando captamos o e-mail de alguém, seu contato nas redes sociais ou o seu número de telefone, estamos aplicando técnicas de inbound.

A partir daí, essa forma de fazer marketing entregará ao público apenas o que é útil e relevante para ele.

Diferente do marketing em massa, o inbound marketing é preciso, direcionado e apresentado com mais clareza para um público definido.

Qual é o significado do inbound marketing na divulgação online que é praticada hoje em dia?

As estratégias tão precisas de inbound marketing permitem alcançar mais resultados com uma quantidade bem menor de investimento.

Algumas empresas, por exemplo, preferem apenas investir em propaganda de rádio, materiais impressos e TV. Mas esse tipo de publicidade não é tão bem norteada, pois praticamente não consegue atingir segmentos específicos.

O fortalecimento da marca em si é intenso. Mas os resultados não podem ser mensurados. O inbound marketing, por outro lado, é estruturado através de bases segmentadas de contato.

Com isso, mais conversões (ou resultados para as ações desejadas pelo empreendedor) são obtidos com mais consistência.

Assim, investir em inbound marketing é investir no mais modernos formato de marketing existente na atualidade para empreendedores de pequeno e médio porte.

Como o seu negócio online pode se diferenciar através do inbound marketing?

Como foi dito, empreendedores de pequeno e médio porte, em geral, possuem uma capacidade financeira limitada em relação a grandes nomes do mercado.

Dessa forma, usar ações de inbound na estratégia de marketing eleva a chance de bons negócios usando pouco investimento.

Essa é a melhor alternativa para quem está dando os primeiros passos trabalhando na internet ou para quem quer se consolidar mais no mercado.

Mas, indo direto ao ponto, como o seu negócio poderia usar o inbound marketing para obter mais resultados?

Digamos, por exemplo, que você pretenda preparar um curso EAD online. Como seria possível capturar contatos (ou leads) qualificados mais rápido e assim preencher a sua turma de alunos?

Você poderia seguir alguns desses passos:

  • Preparar e publicar 5 ou 6 posts sobre temas relacionados ao curso;
  • Planejar, divulgar e executar um webinar sobre o tema;
  • Entregar um e-book com dicas para elevar o conhecimento do seu público sobre o assunto; e
  • Usar landing pages específicas para cada etapa de entrega desses conteúdos.

Por fim, após conduzir o público em sua “jornada de compra” no que é chamado de “funil de vendas”, você poderia oferecer seu curso para quem de fato precisa dele.

Consegue imaginar quantos resultados positivos poderiam ser obtidos dessa maneira? Pense na quantidade de leads (pessoas interessadas em seu negócio) você conseguiria obter!

Percebe como o inbound marketing e seu formato de permissão de propaganda pode ser de ajuda?

Além de segmentar melhor o seu público, você não precisará gastar rios de dinheiro para se tornar conhecido.

Que tal anotar algumas dicas que aprendeu nesse post e começar a colocá-las em prática ainda essa semana?

Os resultados podem ser surpreendentes!

→ Conheça a “Maquina de Vendas Online 2018” e veja como funciona o inbound marketing na prática.

O que é Inbound Marketing, Significado, Conceito e Como Aplicar
5 (100%) 1 voto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *