Lista de Emails: O Ativo Mais Importante Para Um Blogueiro e Também o Mais Desprezado!

Se eu tivesse que escolher o canal de comunicação mais importante no meu negócio, o email estaria definitivamente no topo da lista. Na verdade, eu diria que não só considero a minha lista de emails como um dos meus maiores ativos, mas que aprender como criar uma lista de emails mudou o jogo e tem sido o maior catalisador para o crescimento do meu negócio online.

Construir uma lista de emails tem sido uma das coisas mais transformadoras que eu fiz no meu negócio digital!

A Importância de Criar Uma Lista de Emails

Eu tenho uma confissão a fazer para você que me acompanha…

Eu NEM SEMPRE pensei desta forma, e eu nem sempre dei a minha lista de emails o “amor” e a importância que ela merece.

Eu comecei a montar blogs em 2009, mas eu nunca imaginei a importância de criar uma lista de emails até 2014.

Na minha visão, eu não tinha nenhuma razão para criar uma lista de contatos! Meu blog estava crescendo, eu tinha muitas visualizações, e a maior parte da minha renda era com anúncios do Google Adsense e por vendas diretas nos artigos.

Naquela época construir uma lista de emails não parecia ser tão importante para meu negócio online. Ledo engano! 🙁

O Email Marketing Nos Negócios Online

Eu só passei a entender e dar a devida importância na construção de uma lista de emails depois que conheci um treinamento sobre criação de negócios digitais em 2014.

Eu comecei a olhar para os negócios e para as listas de emails de forma diferente. O meu “treinador” me ajudou a ver o erro que eu estava cometendo ao não gerar leads em meus blogs, e o dinheiro que eu estava deixando na mesa!

Assim, eu comecei a mudar o foco de criação de blogs direcionando sempre para captação de emails.

Aliás, se quiser entrar na minha lista de emails para receber dicas e sacadas de marketing digital, clique aqui para se cadastrar no blog. (Tem um ebook grátis esperando por você) 😉

Não Compre Listas de Email Marketing Prontas!

Acho importante você saber que nunca deve comprar uma lista de email marketing pronta para suas campanhas.

Geralmente estas listas não são captadas de forma natural, as pessoas não optaram por assinar estas listas e não vão reconhecer e nem aceitar seus emails, suas mensagens serão consideradas SPAM (Lixo Eletrônico) e você só vai jogar dinheiro fora.

Se você quer ter um negócio online sólido e duradouro, monte suas listas de emails naturalmente, isto é muito importante!

Porque Construir Uma Lista de Emails é tão Importante?

Se eu pudesse voltar no tempo, eu começaria a construir a minha lista de emails desde o primeiro dia. Se eu estivesse começando com blogs hoje, eu direcionaria todo o meu foco em capturar emails para minha lista, e com certeza absoluta eu estaria em um lugar completamente diferente.

Agora eu sei e posso lhe afirmar que sua lista de emails é uma das ferramentas mais importantes em seu arsenal.

Existem várias razões pelas quais você definitivamente vai querer investir na construção de sua lista de emails a partir de hoje.

1. Está Cada Vez Mais Difícil Ganhar Dinheiro Com Anúncios

Quando eu comecei a criar blogs em 2009, havia muito menos concorrência. Assim, era muito mais fácil gerar renda com anúncios.

Meu primeiro blog era focado em tecnologia, tinha ótimo SEO e muitas visitas, por isso era bem fácil monetizar com os anúncios.

Mas hoje, está ficando cada vez mais difícil ganhar dinheiro com os anúncios. Ainda funciona, mas é necessário um trabalho diferenciado usando micro nichos.

Existem 2,7 milhões de novos posts de blogs publicados todos os dias, assim fica cada vez mais difícil ter visualizações para valer a pena criar blogs para anúncios.

Monetizar com uma lista de emails é uma estratégia muito mais confiável – e lucrativa – para ganhar dinheiro com seu blog.

2. Email Converte Melhor, É Mais Pessoal!

Em última análise, seu principal objetivo nos negócios online é converter o seu público-alvo em clientes e efetuar vendas.

As conversões de uma lista de emails tem uma taxa muito maior do que outros meios de comunicação, como artigos ou redes sociais. Só perdem para os vídeos no Youtube.

De fato, eu vi uma pesquisa em um blog gringo que o marketing por email converte até 40 vezes mais do que o Facebook e o Twitter combinados. É uma estratégia muito poderosa!

Então, quando se trata de investir seu tempo e recursos, você terá 40 vezes mais resultados se concentrar sua energia no email marketing.

3. Você Tem o Controle Absoluto do Seu Negócio

Montar uma lista de emails através do seu blog é uma ótima estratégia para se concentrar, porque ela coloca você no comando de seu próprio destino e do seu negócio.

Você não depende de alguma influência externa para enviar tráfego para seu blog. Influências externas como visitas orgânicas em páginas, mídias sociais, vídeos, etc.

Uma vez que você constrói sua lista, este ativo é seu!

Com cadastros de emails, VOCÊ é o único que está no comando. Você não precisa se preocupar com qualquer alteração de algoritmos ou com quaisquer mudanças nas plataformas. Sua lista de emails é sua, e você pode fazer o que quiser.

4. Você Constrói Conexões Mais Profundas

Sua lista de emails também oferece uma incrível oportunidade para construir conexões mais profundas com seu público-alvo.

Lembre-se, sua lista de emails são pessoas reais! Portanto trate elas com o devido respeito.

Isso lhe dá a oportunidade de construir conexões profundas e duradouras com elas. Você começa a construir um relacionamento continuo, e se você tem profundidade e sabe do que está falando vai criar uma legião de fãs.

Sua lista do emails sentirá como se o conhecessem e vão se conectar com você.

Seus contatos vão confiar no que você tem a dizer, então quando você quiser enviar um link de afiliado, elas irão clicar nele, ou quando você lançar um novo produto, elas vão comprar!

Quando você está no Twitter, Pinterest, ou Facebook, você está competindo com todos os outros por uma fatia de atenção. O que nos leva ao próximo item…

5. As Lista de Contatos em Redes Sociais São Frágeis!

Imagina se de uma hora para outra, o Facebook apagar suas fanpages por algum tipo de violação de regras e todos os seus amigos e curtidas evaporassem.

Imagina se a lista de seguidores do seu canal no Youtube sumisse por alguma mudança ou bug na plataforma.

Ou imagina se simplesmente o Pinterest, o Twitter e o Instagram deixassem de ser usados, lembra do MSN, do Orkut e do ICQ?

E esse é o problema de depender demais de redes sociais ou de outras fontes externas para construir sua lista de contatos.

As lista criadas em redes sociais não são suas! Veja neste artigo o que quero dizer.

Saiba Usar as Redes Sociais Para Criar Sua Lista!

Vamos usar o Facebook como exemplo:

Quando alguém curte uma postagem, ou clica em uma imagem ou vídeo que você postou, esta pessoa às vezes nem percebe que vai sair da plataforma, automaticamente ela estará navegando em seu blog, assim você pode “roubar” os visitantes da rede social e colocar eles em seu blog para assinar sua lista de contatos.

Mas cuide da sua lista de emails, você está lidando com pessoas que estão investindo seu tempo no que você tem a dizer.

Como Criar uma Lista de Emails?

Ok, então agora que você sabe por que você precisa para construir uma lista de emails, vamos falar sobre o COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAILS.

Vou mostrar 3 passo simples sobre como começar a criar uma lista de emails:

como-montar-uma-lista-de-emails-para-blogs

1# Pesquisar e Configurar uma Plataforma de Email Marketing

A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar uma ótima plataforma para gerenciar sua lista de emails. O famoso Autoresponder.

Há muitos autoresponders no mercado. Algumas das ferramentas de marketing por email mais populares, como o MailChimp, Aweber e E-goi, têm opções gratuitas e premium, que podem ser ótimas para blogueiros que estão apenas começando a montar suas listas de emails.

No entanto, planos gratuitos e de baixo custo muitas vezes têm um limite para quantos assinantes você pode ter, o que significa que você terá que atualizar para um plano diferente ou mudar de plataforma à medida que sua lista cresce.

O outro problema das ferramentas grátis é que seu autoresponder é limitado, às vezes o envio automático não está nem habilitado, então você teria que enviar manualmente os emails. Isto não é produtivo em um negócio online que está em crescimento.

No que diz respeito às plataformas de gerenciamento de emails, eu recomendo e uso o Lead Lovers. É muito fácil de usar, mesmo se você nunca usou uma plataforma de email marketing e autoresponders.

Além disso, é escalável, e permite que você aumente a sua lista gradativamente, já começa com 5000 contatos.

O Lead Lovers tem um valor muito acessível, é nacional e tem um suporte sensacional.

Se quiser experimentar a Lead Lovers, clique neste link para ter acesso com 50% de desconto por dois meses. (Use o código promocional 50%2meses)

2# Dê Boas Vindas Para Seus Assinantes

Quando as pessoas se inscrevem em sua lista de email, a última coisa que você quer fazer é ignorá-los. As pessoas se cadastraram em sua lista de emails porque elas querem conhecer você e o seu trabalho, então você precisa se apresentar e fazê-los se sentir em casa.

Configure uma campanha de boas-vindas para seus novos assinantes. Uma campanha de boas-vindas é uma série de emails que permitem que você diga “olá” e ajuda os seus novos leitores a conhecê-lo melhor. Ai que entra o autoresponder.

Envie para sua lista um email falando sobre quem você é, como você vai conseguir ajuda-las, e o que elas podem esperar de você.

Depois de recebê-los, crie uma sequência de relacionamento. Esta sequência de e-mails serve para continuar a construir (ou nutrir) o relacionamento com seus contatos.

como-criar-uma-lista-de-emails-responsiva

Como Fazer Email Marketing em Blogs

Vou te mostrar um exemplo básico de configuração de um autoresponder para manter sua lista responsiva. Existem centenas de técnicas de email marketing, mas esta funciona muito bem para blogs.

1# Envie emails com frequência nas primeiras semanas, diariamente se possível, para criar uma conexão de sua lista com você e seu blog.

2# Envie links para os seus melhores conteúdos e artigos, com informações, dicas e sacadas sobre o assunto principal do seu blog. Procure ajudar as pessoas com essas informações.

3# Vai chegar o momento de vender, mas isto tem que ser apresentado como uma vantagem, um ganho para seu leitor, só assim haverá um negócio, não tente vender por vender, apresente uma solução para as “dores ou sonhos” dos seus assinantes.

Sua sequência de boas-vindas e nutrição é o início de seu relacionamento com seu público. Só assim você conseguirá construir uma lista de emails responsiva.

Este é o momento de mostrar o melhor de você, do seu negócio e dos produtos que você indica e acredita, mostre para sua lista que foi uma boa ideia se cadastrar.

3# Mantenha Contato e Tenha Consistência

Depois de começar a adicionar pessoas à sua lista de emails, você precisa realmente enviar emails! Um dos maiores erros que vejo blogueiros fazendo é não enviar emails suficientes, porque eles têm medo de incomodar seus assinantes e “queimar a lista”.

Mas lembre-se: As pessoas que se cadastraram em sua lista de emails querem ouvir (ou ler) o que você tem a dizer. Não perca a chance de criar uma imagem positiva com elas.

Seja consistente em enviar emails e mantenha contato, é a única maneira de construir esse relacionamento profundo que estávamos falando mais cedo.

Cuidado Para Não Saturar Sua Lista de Emails!

Agora, observe: Eu não estou falando sobre inundar a caixa de entrada dos seus assinantes com um milhão de emails de vendas ou links de afiliados. NÃO FAÇA SPAM!

A regra de ouro de uma comunicação bem-sucedida com sua lista de emails é sempre pensar em maneiras que você pode agregar valor ao seu público, e não ao contrário.

Envie emails regulares com o tipo de conteúdo que você sabe que vai ser útil para as pessoas.

Mesmo que seja para vender um produto, só venda o que realmente você acredita que vai mudar as vidas deles para melhor.

Você pode até dar um passo adiante e enviar conteúdos exclusivos que eles não vão encontrar em seu blog. Use a exclusividade a seu favor.

Eu uso essa estratégia nos meus blogs de nicho, enviando dicas, conselhos, estratégias e até produtos gratuitos para as minhas listas, assim vou ativando o gatilho mental da reciprocidade, isto é muito forte!

Então, enquanto o blog é mais prático e direto, no autoresponder eu procuro enviar emails pessoais, inspiradores e cativantes e meu público considera incrivelmente valioso. Também ajuda a aprofundar a conexão e a confiança que tenho com as pessoas em minha lista.

Dica: Use sempre o seu nome e não da empresa, responda as pessoas pelos seus nomes e sempre se comunique com um de cada vez, mesmo que esteja enviando emails em massa.

Ao gerar valor consistentemente e construir um relacionamento com sua lista de emails, você está preparando o caminho para que eles se tornem seus clientes.

Use o Copywriting!

Quando chegar a hora de pedir para as pessoas comprarem de você, se você está enviando um link de afiliado ou lançando um novo produto, elas estarão sim, ansiosos, prontos, e dispostos a comprar de você e não de outro.

O copywriting nada mais é que o conjunto de técnicas de escrita publicitária usadas para incentivar um leitor a tomar determinada ação, seja clicar em um link, fazer um download ou até mesmo comprar algum produto.

Sem uma boa “copy” não adianta ter milhares de pessoas na sua lista, você não vai conseguir vender nada, isto é fato!

Este ebook aqui vai lhe ajudar a aprender as melhores técnicas de copywriting.

A Lista de Emails é Seu Ativo de Maior Valor!

Construir uma lista de emails tem sido uma das coisas mais transformadoras que eu fiz no meu negócio digital. Meu único arrependimento é não ter começado mais cedo!

E você? Como o email marketing funcionou para você? Como sua lista de emails transformou seu negócio? E quais são seus objetivos para a construção de sua lista de emails e geração de leads em 2017?

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, é muito importante!

Dica Final: Aprenda a Criar Sua Lista de Emails

Quer aprender como criar uma lista de emails para seu negócio online? Conheça o meu “coach” de Marketing Digital e seu treinamento.

Vou deixar um link abaixo para você conhecer o treinamento que mudou minha visão sobre a importância de criar uma lista de emails.

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos que precisam saber a importância da lista de emails! isto pode ajudar…

 

Leia também: Como Ganhar Dinheiro Com Blogs? A Verdade Sobre os Negócios Online!

Lista de Emails: O Ativo Mais Importante Para Um Blogueiro e Também o Mais Desprezado!
5 (100%) 5 votos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *